WORKSHOP

Cruzamento de muitos povos, os Balcãs têm uma tradição musical extremamente rica e variada. O workshop proporcionará aos participantes as ferramentas para começarem a viajar pelo mundo musical do Oriente Próximo, desde a fanfarra "trubaci" às orquestras "lautari", passando pelos grupos dos "panigiri", as intermináveis ​​noites de música no verão das ilhas do mar Egeu. O curso abordará os repertórios dos Bálcãs, Romênia, Turquia, Grécia e Ásia Menor. Serão tratados temas técnicos e estéticos específicos como: estilos e diversidade territoriais, ritmos, repertório e danças, ornamentação e articulação, técnicas instrumentais específicas, encontro entre a tonalidade europeia e a música modal do Médio Oriente, noções sobre os makam (os modos) otomanos, improvisação na estética do taksim, afinação e microtonalidade. O ensino oral das peças terá prioridade. Para quem preferir, serão disponibilizadas transcrições. Uma abordagem sólida ao estudo da música será naturalmente combinada com a diversão e a alegria de tocar juntos, com os outros e para os outros.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

O workshop é dirigido a músicos de todos os níveis com instrumentos acústicos (metais, madeiras, percussões, cordas, instrumentos de fole, etc.).

QUEM É O PROFESSOR?

FEDERICO PASCUCCI dedica-se ao estudo da música tradicional da Europa de Leste e da Ásia Menor, em qualidade de músico (saxofone, clarinete, ney), compositor, arranjador e professor. O seu trabalho artístico inclui uma investigação detalhada dos estilos musicais destes lugares que o leva à colaborações com as orquestras ciganas da Macedónia Kočani Orkestar e Serčuk Orkestar, com o acordeonista búlgaro Martin Lubenov e à criação de projectos musicais como Errichetta Underground (Itália), Tugoslavic Orkestar (Portugal) e FPEast Trio (Itália / Bulgária). Desde 2006, uma rica atividade de concertos o levou a viajar aos palcos de festivais e clubes internacionais com projetos como European Saxophone Ensemble (Bélgica, UE), Agios Lavrentios Brass Band de Hayden Chisholm (Grécia, Alemanha), Errichetta Underground (Itália) , Malson, Kumpania Algazarra, Nelson Cascais Decateto (Portugal), WAS (Portugal, França), Animatronic Leviathan (Holanda, Alemanha), Storytellers (Itália). Desde 2011 é o organizador do Errichetta Festival, um dos eventos mais importantes de músicas tradicionais da área mediterrânea na Itália. Fundou  (e dirige) em Roma a Balkan Lab Orchestra, atelier estável e conjunto musical dedicado às músicas dos Balcãs. 

Federico Pascucci YouTube Channel

Federico Pascucci East Trio - Jazz and Balkan traditional music

Kočani Orkestar Live at Khamoro Festival - World Roma Festival

CALENDÁRIO

O curso acontecerá nos dias 21-22-23 de maio.

O curso será dividido em sessões diárias com o seguinte calendário:

  • Sexta-feira, 21 de maio: 17 - 20

  • Sábado, 22 de maio: 10 - 13 / 16 - 19

  • Domingo, 23 de maio: 10 - 13 / 16 - 19

LUGAR

O workshop vai tomar lugar em Lisboa, nos espaços da

Pharmácia Musical

Rua Damasceno Monteiro 75b 1170-110 Lisboa

INSCRIÇÃO E CUSTOS

O curso está aberto a um número máximo de 20 participantes, músicos e ouvintes.

O valor para quem se inscrever até dia 30 de abril é de 90 euros.

Após dia 1 de maio, o custo da inscrição é de 120 euros.

Para se inscrever é suficiente enviar um email para a associação La Frangia: lafrangiaproduzioni@gmail.com

O pagamento será efetuado por transferência bancária para a conta da associação.

La Frangia

Banca Popolare Etica
CC: IT17X0501803200000016983926

La Frangia - APS

C.F. 91029080800 - lafrangiaproduzioni@gmail.com

SEDE LEGALE Via Isonzo 3, 89016 Rizziconi (RC) - SEDE OPERATIVA Via Braccio da Montone 1, 00176 Roma